Escola do Rei Pelé

 

Início > Imprensa > Detalhe

 

Confira as matérias que saíram na imprensa sobre a Escola do Rei.

 

14/05/2008 01:00 | Museu do Pelé vai ser construido no Valongo

O prefeito João Paulo Tavares Papa anunciou ontem um passo importante para a construção do Museu Pelé, no Casarão do Valongo. Em reunião realizada na véspera, na Capital, o Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico) aprovou o uso do local. ''Isso vai nos permitir a assinatura do convênio com o Pelé para o início da captação de recursos para as obras'', afirmou Papa. Um novo encontro com o governador José Serra pode ocorrer na próxima semana.
As cerca de 2 mil peças catalogadas do acervo do Rei do Futebol estão sendo avaliadas para que seja feito o seguro, de valor não-revelado. ''Existem itens que são de valor sentimental e que não tem preço, como a caixa de engraxate ou a bola de pano guardada pela minha mãe. Mas já temos uma base pela exposição Pelé Station, que fizemos em 2006 na Alemanha antes da Copa do Mundo, embora tenham sido apenas 100 peças'', explicou.
Outra idéia de Pelé é fazer uma espécie de museu itinerante. ''O problema é que será difícil fazer réplica de alguns itens e, além disso, existem vários países que não aceitam réplicas, por não acharem que é a mesma coisa'', contou. Uma amostra do Museu Pelé será descortinada no Museu do Futebol, a ser construído no Estádio do Pacaembu, com três módulos, contendo 100 peças. ''O local é pequeno e não daria para colocar mais'', lembrou.

Fonte: ATRIBUNA